No Brasil, aproximadamente 16 milhões de cidadãos vivem sem nenhum dente atualmente, enquanto cerca de 39 milhões necessitam de dentaduras totais ou parciais. Essa crescente demanda por soluções odontológicas pode ser enfrentada por meio de tratamentos eficazes e duradouros, como os implantes dentários.
Segundo o especialista em implantes dentários, Dr. Roberto Markarian, de São Paulo, os implantes são parafusos de titânio recomendados para pacientes que perderam um ou mais dentes. Esses dispositivos são fixados diretamente no osso da mandíbula ou maxila, servindo como suporte para próteses dentárias. Com uma estabilidade e fixação superiores às dentaduras removíveis, os implantes não apenas restauram a função mastigatória, mas também melhoram a estética e a confiança dos pacientes.
As inovações em implantes dentários estão em constante evolução tecnológica, tornando-os mais acessíveis graças à redução gradual nos custos dos tratamentos e à crescente disponibilidade de profissionais qualificados.
Apesar disso, a maioria da população ainda enfrenta limitações no acesso a esses procedimentos devido aos custos envolvidos, de acordo com o Dr. Markarian. No entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do programa Brasil Sorridente, oferece implantes dentários gratuitos em determinadas circunstâncias.
Para obter um implante dentário gratuito pelo SUS, os interessados devem se inscrever em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima que disponha de serviços odontológicos. A avaliação inicial será feita por um dentista do SUS para determinar a elegibilidade do paciente e sua necessidade clínica.
Para encontrar a UBS mais próxima com serviços odontológicos, os pacientes podem seguir estas etapas:
– Site do Ministério da Saúde: acessar o Portal do Ministério da Saúde e usar a ferramenta de busca para localizar UBS próximas que oferecem serviços odontológicos.
– Aplicativos móveis: baixar o aplicativo oficial “Conecte SUS” para encontrar unidades de saúde próximas e verificar os serviços disponíveis.
– Disque Saúde 136: ligar para o serviço de atendimento do Ministério da Saúde no número 136 para obter orientações e informações sobre unidades próximas.
Os implantes dentários pelo SUS são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e em clínicas-escola de universidades conveniadas com o programa Brasil Sorridente. O objetivo é ampliar o acesso aos cuidados odontológicos, principalmente para pessoas de baixa renda.
Os tratamentos oferecidos pelo SUS incluem implantes unitários e próteses fixas sobre implantes, mas não abrangem implantes de zircônia, implantes de carga imediata, implantes de arcada total, implantes de alta complexidade ou próteses especiais devido aos custos e necessidades técnicas avançadas.
Os critérios de elegibilidade para implantes dentários pelo SUS consideram a condição clínica do paciente, a disponibilidade de recursos na unidade de saúde e a priorização de casos com maior necessidade de reabilitação funcional e social. Implantes mais complexos como a prótese protocolo de arcada total são indicados em casos de saúde bucal severamente comprometida, melhorando significativamente a qualidade de vida do paciente.
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil-sorridente/ortodontia-ortopedia-e-implante-dentario-no-sus
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas pelo WhatsApp? Entre em grupos de última hora, informações de tráfego nas BRs e esportes. Esteja ciente e concorde com os termos de uso e privacidade do WhatsApp ao entrar.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com notícias recentes de Belo Horizonte e Minas Gerais em tempo real.
Sou um editor por trás das cortinas do ‘Meu SUS Digital’. Meu nome é Leow, e em 2018, me formei em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela Uninove. Desde então, mergulhei de cabeça na interseção entre tecnologia e saúde pública. Minha jornada me levou a explorar como a digitalização pode revolucionar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Minha paixão por programação e inovação se funde com meu compromisso em tornar a informação sobre saúde digital acessível a todos.